Saudações pessoal da blogsfera!
Hoje quero falar sobre um assunto muito comentado e que mexe com a cabeça de muita gente. Carros, isto mesmo! Um item que muitos consideram como extensão do seu corpo, um lugar de abate, um meio para medir o sucesso da pessoa, ou simplesmente um meio de transporte, dentre outras coisas.
Muito se fala em ter ou não ter carros, a liberdade que ele oferece, a mobilidade, não ter que pegar ônibus lotado com pessoas que não respeitam o espaço do outro com aquele som alto, pessoas que não cuidam da sua higiene e acham que precisam compartilhar seu odor com o próximo, quando um fone de ouvido ou um bom desodorante resolveria muito bem estes problemas.
Carro, ter ou não ter, eis a questão!
Nosso país é muito grande, a realidade das cidades pode ser bem diferente, depende muito da infraestrutura oferecida. Morar num lugar que tenha fácil acesso a transporte público que funcione, tenha opções de táxi, uber, etc. é uma situação propícia para não ter um carro, já que o acesso ao transporte é facilitado. Agora para quem mora num lugar que não tem transporte público, os táxis cobram muito caro e nem tem tanto táxi assim, sem falar que em muitas cidades está ocorrendo uma briga ferrenha entre taxistas e uber, nesta situação ter um carro seria quase uma obrigação, afinal você precisa se locomover, seja para ir ao trabalho, para escola, caso tenha filhos pequenos e tenha que ir ao hospital na madrugada, é o carro que vai te ajudar a chegar lá.
Esta não é uma discussão de 8 x 80, tudo depende da situação em que se vive. Um carro, como sabemos, é praticamente mais um membro da família e que consome muito dinheiro, gasolina não é barata, manutenções são necessárias se não quiser ficar na mão, os impostos devem ser pagos se não quiser perder o carro para o governo, as multas também são custos relacionados aos carros, dependendo do lugar o seguro opcional acaba virando obrigatório.
De acordo com as lições de Robert Kiyosaki em Pai Rico, Pai Pobre, passivo é tudo aquilo que tira dinheiro do seu bolso, neste sentido o carro na maioria das vezes será considerado um PASSIVO, a não ser que ele seja seu instrumento de trabalho. Sendo um passivo, o carro vai tirar dinheiro do seu bolso com certeza, principalmente quando o carra adquirido é um 0km.
Convenhamos que carro zero é muito caro, pagar R$ 50.000,00 num 0km isto se for a vista, a prazo este valor duplica ou até mesmo triplica devido os juros do financiamento.
Não há mal nenhum em ter passivos, só que para alcançar a tão sonhada independência financeira, deve-se ter mais ativos do que passivo, o dinheiro que entra deve ser maior do que a quantia de dinheiro que sai.
E na sua opinião, ter ou não ter um carro?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Carro, ter ou não ter, eis a questão!
Saudações pessoal da blogsfera! Hoje quero falar sobre um assunto muito comentado e que mexe com a cabeça de muita gente. Carros, isto...

-
Saudações pessoal da blogsfera! Hoje quero falar sobre um assunto muito comentado e que mexe com a cabeça de muita gente. Carros, isto...
-
Olá amigos, começo aqui um blog para registrar minha corrida financeira na busca da independência financeira. Depois de tanto tempo len...
Nenhum comentário:
Postar um comentário